sábado, 15 de dezembro de 2012

ORGULHO PARA TODA A PARAÍBA: VALDÊNIA LANFRANCHI E LUIZ COUTO SÃO GANHADORES DE PRÊMIO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS.

VALDÊNIA APARECIDA PAULINO LANFRANCHI, Ouvidora de Polícia no Estado da Paraíba e o Deputado Federal Luiz Couto, receberão na próxima segunda-feira (17) em Brasília, na solenidade de entrega da 18ª edição do Prêmio Direitos Humanos 2012, o Prêmio direitos Humanos 2012. Luiz Couto foi contemplado na Categoria Dorothy Stang e Valdênia na Categoria Enfrentamento à Violência.
VALDÊNIA PAULINO LANFRANCHI é uma mineira forjada na luta na periferia de São Paulo, ela carrega em seu DNA a revolta, a vontade, o sonho de combater à violência, notadamente aquela que chamamos de violência institucional, aquela que tem origem dentro das instituições policiais, vitimando não apenas civis, mas policiais perseguidos por chefes intolerantes, que em nome de uma disciplina ultrapassada, teimam em perseguir policiais honestos, trabalhadores, pais de famílias dedicados, sendo alvo também do seu trabalho, a violência praticada por maus policiais quando em serviço nas ruas das grandes e pequenas cidades.
Valdênia estava marcada para morrer em São Paulo, onde de forma corajosa denunciava a violência policial em Sapopemba, na periferia leste paulistana e por isto mesmo, teve que sair do Brasil do Brasil pro duas vezes, sendo a primeira pessoa a entrar no programa de proteção especial de ativistas, porém, no ano de 2009, o destino o trouxe à Paraíba, onde veio em busca de paz, no entanto, este mesmo destino o tornou Ouvidora de Polícia, cargo que exerce com altivez e denodo, ouvindo na verdade as denúncias levadas ao seu conhecimento por prática de violência policial, inclusive agora, denuncia ao governador do Estado a má gestão do dinheiro público por parte da Polícia Militar Paraibana.
LUIZ COUTO é conhecido por sua luta em prol dos direitos humanos, ele tem denunciado policiais envolvidos com grupos de extermínio que atuam no Estado da Paraíba, assim como outros que matam a soldo e recebem propinas de traficantes no Estado. Ele está marcado para morrer, vive escoltado vinte e quatro horas, uma vez que os grupos de matadores, de corruptos e que como prática a extorsão de outros bandidos, odeiam sua atuação, porém, sua coragem tem viabilizado a prisão de muitos policiais criminosos na Paraíba.
Mas Luiz Couto não denuncia apenas policiais em conflito com a lei, se estiverem na ilegalidade, ele não hesita em denunciar e apontar Membros do Judiciário e do Ministério Público, além de empresários e proprietários do latifúndio no Estado.
O prêmio Direitos Humanos da Secretaria nacional dos Direitos Humanos, é uma das mais altas condecorações do governo brasileiro a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participará da solenidade, que será às 15h30, na Sala Brasília do Palácio Itamaraty.
oblogdomarinho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário