sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Artigo "A Corrupção Nossa de Cada Dia"

"Dia de Combate à Corrupção é lembrado em todo o país"

A CGU (Controladoria-Geral da União) promoveu nesta sexta-feira em todo o Brasil uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Foram lançadas novas iniciativas para a prevenção da corrupção e, em seguida, apresentados os resultados de ações de controle interno no aprimoramento de gestão.

Leia: A Corrupção Nossa de Cada Dia

Brasileiro, eis o que sou. Não me tornei, apenas sou. Nasci neste vasto solo. Lindo, rico, cheio de contrastes. Brasil.

País agraciado de lindas belezas naturais, fauna e flora diversificada. Povo receptivo, quente, caloroso e que nunca perde a esperança.

Democracia. Lutamos muita para tê-la, remanescemos de uma cultura escravista, de subordinação. Conquistamos gradativamente cada direito, cada liberdade. Sem melodrama, são conquistas regadas a sangue, suor e lágrimas.

Política. Sempre quando vamos às urnas, para a escolha daqueles que acreditamos, muitas vezes até convictos, que personificarão nossos ideais, permeando valores que acreditamos, sonhos esperançosos... DECEPCÃO!!!! CORRUPCÃO!!

Muito fácil, falar de corrupção na política... Mas, no dia a dia,você já parou para perceber que há práticas corruptas em nosso cotidiano?!

Sempre queremos levar vantagem em tudo... Subornar o guarda da esquina... Pagar por um lugar melhor, vender favores, especulação, favorecimentos diversos, etc.

O “nosso famoso jeitinho brasileiro”, a’nossa’ vontade de sempre querer, e, conseguir vantagem com tudo e todos... Benefícios em prol de si mesmo ou interesses.

Aquisição e comércio de produtos piratas, jogar lixo em calçadas ou vias públicas. Quando somos coniventes ou praticantes destas ações, somos corruptos, também.

A conivência com estas práticas e irregularidades, contribui para um maior índice de corrupção social. Até o excesso burocrático, tão presente em nossa sociedade e repartições públicas, serve e torna-se base corrupta, dificultando acessos, criando barreiras, facilitando atos ilícitos.

Como transformar esta realidade?

Educação, ética, valores, bom comportamento, imparcialidade. Um conjunto de fatores, nem sempre ressaltados nesta conduta do “vale tudo, do vamo que vamo”.

Começa por mim, começa por você. Que seja diária e cotidiana, herança para nossos filhos e descendentes.

Mínimo esperado de um povo, bravo, lutador, que nunca desiste e que continua acreditando que mudanças são possíveis, basta começá-las!...
Abaladanoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário