quinta-feira, 22 de novembro de 2012

José Aurélio da Cruz é escolhido novo desembargador do TJ da Paraíba

O Tribunal de Justiça da Paraíba tem mais um novo desembargador titular em sua composição de julgadores no âmbito do segundo grau. Na 23ª sessão administrativa de 2012, realizada na manhã desta quarta-feira (21), o Pleno do TJPB escolheu, por unanimidade, e pelo critério de antiguidade, o nome do magistrado José Aurélio da Cruz. Ele tomou posse logo que foi concluída a indicação da Corte e ocupa vaga do recém desembargador aposentado Genésio Gomes Pereira Filho.
Com quase 27 anos dedicados a magistratura, José Aurélio da Cruz vai ocupar a 19ª cadeira do Tribunal Pleno e a composição titular da 3ª Câmara Cível. “Alcançar a desembargadoria pelo critério de antiguidade é um prazer e uma grande honra. Eu entendo que o merecimento está incluso no bom juiz de carreira. Espero contribuir para o desenvolvimento do trabalho do Poder Judiciário da Paraíba, sobretudo no Pleno e na 3ª Câmara Cível deste Egrégio Tribunal de Justiça”, adiantou José Aurélio da Cruz. O desembargador ainda agradeceu a todos os seus pares pela votação unânime.
Em nome do Tribunal de Justiça da Paraíba, o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, deu as boas vindas ao novo integrante do TJPB. “Ao contemplar esta figura humana e sua trajetória profissional, vejo que estamos diante de uma pessoa extremamente competente e segura na aplicação da lei e que chega, com toda sua experiência na área cível, criminal e administrativa para enriquecer esta Corte”, disse o presidente.
O promotor de Justiça Edjacir Luna prestou as homenagens ao magistrado em nome do Ministério Público. Segundo ele, a promoção de José Aurélio da Cruz ao cargo de desembargador vai elevar muito o Judiciário estadual. “Ao longo do tempo de sua carreia como julgador, ele sempre demonstrou ser um juiz ponderado, zeloso e absolutamente humilde. É um magistrado que sentencia de uma forma clara e competente”, destacou o membro do MP. Edjacir Luna trabalhou com José Aurélio por três anos no Tribunal do Júri. “Durante este período, eu nunca ingressei com um recurso contra uma decisão deste grande juiz”, lembrou o promotor.
Já pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba (OAB-PB), quem discursou foi o desembargador aposentado do TJPB, José Martinho Lisboa. “José Aurélio vai trazer uma grande contribuição para o Tribunal. É um juiz que sempre demonstrou competência, tranquilidade e independência. São requisitos indispensáveis ao exercício de uma boa judicatura. Isso ele sempre fez na primeira instância e o fará no segundo grau”, comentou Martinho Lisboa.
Perfil - Natural do município de Jacaraú, José Aurélio da Cruz ocupava a Diretoria do Fórum Criminal da Capital e era presidente do 2º Tribunal de Júri de João Pessoa. Ele também exerceu o cargo de juiz substituto no TJPB. Sua carreira começou na comarca de Taperoá, passando por Queimadas, Conceição, Santa Rita, Campina Grande, até chegar a João Pessoa. Atuou como juiz-substituto no Tribunal Regional Eleitoral e como juiz eleitoral na 64ª Zona Eleitoral da Capital e na 71ª Zona Eleitoral de Campina Grande, onde também foi juiz coordenador da Propaganda Eleitoral. Tem experiência na Corte de Justiça, tendo ocupado, em várias oportunidades, o cargo de juiz convocado, substituto de desembargador, no Tribunal Pleno e Câmaras Cível e Criminal.

TJPB/Gecom
Fernando Patriota e Gabriela Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário